Atletas do karatê realizam exame de graduação para troca de faixas
Evento aconteceu na noite de sexta-feira (8) e reuniu centenas de familiares

Texto: Marcelo Becker
Foto: Marcelo Becker/FME
Data: 11/08/2025 Última Atualização: 12/08/2025 13:18
Um grupo de 140 atletas de karatê da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma realizou, na noite de sexta-feira (8), no ginásio do Colégio Marista, o exame de graduação para troca de faixas. A cerimônia, uma espécie de promoção em que o carateca passa a um nível superior de categoria no esporte, foi prestigiada por centenas de familiares e amigos.
Os trabalhos foram conduzidos pela Associação Criciúma de Karatê (ACK), entidade que representa o município em competições da modalidade. Enquanto o coordenador do karatê, João Cândido, comandava as turmas, divididas por faixa etária, uma banca de jurados observava as exibições das técnicas para as devidas avaliações.
Participaram do exame 120 crianças e adolescentes, a maioria integrantes do projeto social de iniciação +Esporte +Futuro, além de 20 atletas de idade adulta que atuam na equipe de rendimento e participam de competições oficiais. Embora tenha sido um protocolo comum na modalidade, a troca de faixas é considerada um momento especial.
“O esporte tem diversas situações que envolvem sentimentos, emoções e experiências marcantes e a troca das faixas no karatê é uma delas, até porque mobiliza a família. As vitórias com os pódios, troféus e medalhas representam as conquistas e as vitórias, mas eventos como esse também são importantes na vida de um atleta”, destacou a presidente da FME Criciúma, Robinalva Ferreira.